segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PROJETO FOLCLORE

PROJETO

    


5.    1.    JUSTIFICATIVA

O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias através do conhecimento popular e que encantam a todos (as) que as escutam.  Além da importância e riqueza de conteúdo que contribui na oralidade, movimentos, identidade e autonomia (influência dos mitos, imaginário, medos). É, portanto necessário conhecer e identificar para valorizar.

2.    PÚBLICO ALVO

Estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

3.    TEMPO PREVISTO
18 DIAS (2 a 20 de agosto).
 
4.    OBJETIVO GERAL

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

5.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Resgatar as diferentes manifestações populares (parlendas, lendas, mitos, artesanatos, comidas típicas e festas) da nossa região;
ü Oportunizar o educando a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;
ü Desenvolver a imaginação, através da leitura de lendas folclóricas;
ü Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança - de maneira contextualizada;
ü Vivenciar as brincadeiras e manifestações folclóricas;
ü Identificar os usos, costumes e valores culturais da nossa cidade.
 
6.    METODOLOGIA
A realização do projeto ocorrerá através de pesquisa em livros, internet e entrevistas com pessoas da família, bem como seleção dos materiais pesquisados e construção de murais informativos.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.

Atividades a serem desenvolvidas

ü
Recorte e colagem relacionados aos personagens em estudo;
Roda da conversa sobre o folclore;

ü Dobraduras dos personagens folclóricos;
ü Construção de textos junto com as crianças relacionados ao tema folclore;
ü Lendas: Lenda do Saci; Lenda da mula sem cabeça, Lenda do Boitatá, Lenda do Curupira e Lendas da nossa região;
ü Fábulas: A cigarra e a formiga, O corvo e o jarro, A tartaruga e a lebre, O leão, O lobo e a raposa, Os músicos de Bremen, A raposa e as uvas, O leão e o camundongo, O pastor brincalhão, O asno e o cachorro, O macaco malandro, A raposa e a cegonha, etc.;
ü Brincadeiras folclóricas: pular corda, esconde-esconde, vender melancias, estátua, ioiô, carrinho, cadeirinha, bilboquê, passar anel, escravos de Jó, pular corda, chicotinho queimado, etc.;

 Brincadeiras de roda: Ciranda cirandinha, Pai Francisco, Caranguejo, A canoa virou, Os olhos de Maria Anita;
ü Trabalhar com trava línguas;
ü Trabalhar com provérbios;
ü Confecções de brinquedos: bilboquê, cata-vento, pipa, roe-roe;
ü Modelagem com barro;
ü Fazer com as crianças pratos típicos: paçoca, cajuzinho, arroz com carne, amendoim torrado, bolo de fubá;
ü Chás: Erva cidreira, Canela, Cravo, etc.;
ü Trabalhar com as crianças ditados populares e frases de pára-choque;
ü Dançar com as crianças danças folclóricas: forró, samba, xaxado, São Gonçalo, Quadrilha, etc.;
ü Questionar com os pais, avós, quais as brincadeiras e brinquedos que eles brincavam quando crianças, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.

7.    AVALIAÇÃO
Observação no desenvolvimento das atividades e interesse das crianças em sua realização.

8.    CULMINÂNCIA
Finalizaremos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da educação infantil e ensino fundamental no pátio da escola no dia 20/08/11.

9.    OBSERVAÇÃO
O projeto poderá sofrer modificações conforme os interesses e necessidades apresentados pelos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário